Airbnb: o que é e como funciona?

O Airbnb é um dos maiores e mais revolucionários nomes no que diz respeito ao mercado de hospedagem. Sem utilizar-se de imóveis próprios ou uma rede de hotelaria formal, alguns jovens desenvolveram um negócio que, hoje, é bilionário, e auxilia muitos viajantes a economizarem em seus destinos, e muitos donos de imóveis a arrecadarem dinheiro com aluguel de diárias ou temporadas.

Airbnb

Mais do que isso, o Airbnb formou uma nova forma de planejar viagens e custos, sendo uma opção segura e adicional em relação aos tradicionais (e caros) hotéis. Entenda como funciona essa plataforma, formas de participação e os motivos pelos quais ela ganhou tanto destaque nos últimos anos:

O que é o Airbnb?

O Airbnb é um serviço online no qual proprietários de imóveis disponibilizam o imóvel, um quarto ou uma cama para que viajantes possam passar a noite ou alguns dias, em troca de um valor pré-estabelecido.

Veja também – Airbnb ou Hotel? Qual escolher?

A plataforma em si não possui nenhum imóvel próprio, mas funciona como um intermediadora, garantidora do serviço e, tão importante quanto, uma forma de reunir avaliações para garantir a confiabilidade das fotos e informações compartilhadas pelos proprietários.

O serviço costuma ser razoavelmente mais barato que um hotel, além de promover uma experiência mais típica. Isso porque, dependendo do tipo de acomodação contratada, você pode conviver em casas de família, ou ter um apartamento com cozinha inteiramente para você, no qual pode provar coisas típicas de cada local.

Como ele funciona?

O Airbnb funciona totalmente online, de maneira intuitiva. Proprietários cadastram seus imóveis, e viajantes cadastram-se para procurar os imóveis que mais interessam a eles e que caibam no orçamento.

Assim, com um pouco de pesquisa, pode-se escolher o local ideal, reservar a data, tirar dúvidas com os proprietários e realizar o pagamento diretamente pela plataforma. Isso permite que todo o processo seja feito em um único local. Além disso, o site garante que, caso haja algum engano com sua hospedagem, seu dinheiro não chegará ao proprietário, e você seja alocado para outro imóvel.

Quem pode participar?

Há basicamente dois tipos de usuários do Airbnb: os viajantes e os proprietários. Cada um apresenta suas características e, obviamente, é possível estar simultaneamente em duas categorias ao mesmo tempo.

Viajantes

Viajantes são os usuários que buscam por apartamentos disponíveis nos destinos  de suas viagens. Eles podem comparar os preços, definir o tipo de acomodação desejado (entre imóvel inteiro, quarto inteiro ou apenas uma cama), método de pagamento e etc.

O viajante pode realizar todo o processo diretamente pelo Airbnb, e deixar o valor do aluguel sob custódia da plataforma. Se algo inesperado acontecer, a plataforma garante a devolução do valor. Se tudo correr como o esperado – o que é a grande maioria dos casos – a plataforma completa o pagamento para o proprietário do imóvel.

Proprietários

Os proprietários são, obviamente, donos  de imóveis que possuem locais – sejam inteiros ou apenas partes – disponíveis para a utilização de viajantes. Eles podem definir os preços de sua diária, aplicar descontos para temporadas maiores e colocar fotos e informações que determinam quais os pontos fortes do imóvel.

Veja também – Cupom de Desconto Airbnb: ganhe créditos de viagem na sua primeira reserva

Os proprietários possuem seu pagamento garantido pela plataforma, o que reduz significativamente os riscos de passar por problemas comuns na locação privada. Além disso, a taxa cobrada pelo Airbnb é um percentual razoavelmente baixo, o que garante uma ótima relação custo-benefício.

Avaliações, confiabilidade e suporte

Uma das grandes vantagens do Airbnb é o sistema de avaliações e suporte. Usuário avaliam os quartos, o quanto as fotos correspondem à realidade e o tratamento dos proprietários. Isso permite que você saiba exatamente o que esperar, tornando sua experiência significativamente mais segura.

Além disso, como intermediária financeira do serviço, a plataforma garante segurança na transação e nos depósitos para os dois lados, permitindo que ninguém precise preocupar-se com a questão.